Reciclagem é o nome atribuído ao processo que consiste em transformar um material já utilizado em matéria-prima, a fim de que se forme um novo produto com as mesmas características. Esta necessidade foi despertada a partir dos anos 80, onde começou a se observar a grande produção de lixo e que algumas matérias-primas estavam se esgotando.
Cada material reciclável, como o vidro, papel, plástico e metal, possui um símbolo próprio que representa a reciclagem. Para representar este processo mundialmente, incluindo todos os materiais, o símbolo utilizado é um triângulo de três setas posicionadas no sentido horário. Cada seta representa uma fase desse processo.
1ªSeta – Refere-se à indústria, que produz o produto.
2ª Seta – Refere-se ao consumidor, que utiliza o produto.
3ª Seta – Refere-se à reciclagem, que reaproveitará o material já utilizado, transformando-o novamente em matéria prima.
Além da grande geração de empregos, a reciclagem traz muitos benefícios ao meio ambiente. Diminui significativamente a produção de lixo, poluição do solo, da água e do ar, uma vez que, resíduos que seriam lançados na natureza terão destino apropriado. Também poupa energia, já que grande parte de matéria prima produzida são oriundas desta fonte.
Para saber qual material é reciclável, basta observar na embalagem se contém o símbolo. Caso tenha, separe os resíduos para que não sejam encaminhados juntamente com o lixo que não é reciclável e que só ocupará espaço nos lixões e aterros.
No Brasil, algumas cidades já são contempladas com coleta seletiva em 100% das residências. São elas: Curitiba (PR), Itabira(MG), Londrina (PR), Santo André (SP), Santos (SP) e Goiânia (GO).
É importante ressaltar que o termo reciclagem é diferente de reutilização ou reaproveitamento, pois nela o material passará por um processo para se transformar novamente em matéria prima e formar um novo produto.
Gostei muito do site e das orientações, tudo muito bem explicado.
Espero que vcs continuem assim
Obrigado