Tudo que se joga no lixo leva anos para se decompor na natureza, porém, alguns deles podem ser reutilizados e diminuir essa quantidade grandiosa de lixo que se acumula nos lixões.
O vidro, metal, papel, papelão, plástico e outros são materiais recicláveis, e hoje nós vamos falar exclusivamente do plástico. O que fazer? O que acontece com ele? Como é modificado?
1) Consumo
Para iniciar o processo de reciclagem do plástico é necessário que se consuma seu conteúdo e que este material não seja mais de seu interesse.
2) Deposição Seletiva
Após o consumo, deve-se fazer a separação do material. Existem três formas de separar o plástico e fazer com ele que chegue no local adequado para sua reciclagem:
2.1) Contentores de Proximidade: É a deposição do plástico no lixo seletivo. É chamada de deposição seletiva.
2.2)Ecocentros: São os parques de contentores, também com coleta seletiva;
2.3) Sistema Porta-a-porta: Quando o lixo selecionado é recolhido na porta de casa.
Em qualquer caso de deposição citado acima, o recolhimento é de responsabilidade de entidades municipais.
4) Triagem
Após a recolha, o lixo é direcionado ao local de triagem. Existem vários tipos de plástico, e cada um deles é direcionado para reciclagem de produtos diferentes. Nesta etapa, os plásticos são separados por tipo.
5) Reciclagem
Com a separação dos plásticos na triagem cada reciclador recebe um tipo de plástico diferente para ser trabalhado um novo produto.
6) Granulação
O plástico é levado à forma de granulado. Os plásticos que não possuem mais utilidade para a reciclagem são esmagados e utilizados no lugar de outros materiais como madeira e metais diferentes que não necessitam de um nível elevado de qualidade no produto final.
7) Novo material de plástico
O plástico é levado ao transformador e pode assim ser transformado em novo material, fechando o ciclo de reciclagem.
Deixe um comentário