Ter um jardim pequeno com pedras em sua casa é algo muito importante para a boa vivência no lar principalmente em épocas atuais.
Como as pessoas foram obrigadas a permanecerem em quarentena durante praticamente dois anos e meio, ter um pedaço da natureza dentro de casa se tornou algo surreal e fantástico, pois permitiu que as pessoas pudessem renovar suas energias diariamente.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de como montar um jardim pequenos com pedras para você se inspirar e criar paisagens lindas em sua casa.
Como fazer jardim pequeno com pedras simples e bonito
Os jardins podem ser feitos tanto em ambientes internos quanto externos, porém alguns itens devem ser diferenciados a depender do local que escolher fazê-lo.
Independente do local que escolha fazer seu jardim, as pedras são sempre ótimas opções de acabamento para os jardins, pois conferem beleza e harmonia com a coloração das plantas sejam elas florais ou não.
Para fazer um jardim comprido em sua garagem ou varanda, você irá precisar montar uma base de cimento e tijolo para serem os vasos de suas plantas.
Após fazer um vaso comprido de tijolos e dar o acabamento, preencha com terra até aproximadamente cinco dedos da borda. Cultive as plantas de sua preferência em vasos separados e coloque-os dentro da terra, mas você também pode cultivá-las diretamente na terra.
Terminado o plantio, termine de preencher o espaço com pedrinhas de sua preferência para dar acabamento ao jardim. Você pode utilizar vários tipos de pedras, de diferentes formatos, cores e tamanhos.
Caso você não tenha aptidão para cuidar de plantas e jardins, você ainda pode criar um jardim pequeno com pedras de forma artificial com gramas e plantas sintéticas, dando o acabamento com as mesmas pedras utilizadas no jardim natural.
Modelos de jardim pequeno com pedras e grama
Além das famosas pedras, os jardins também podem ser decorados com grama tanto natural quanto sintética.
O estilo de acabamento do seu jardim irá depender do espaço que você tem e da sua disponibilidade de manter os cuidados com o ambiente, pois jardins naturais demandam mais tempo de cuidado e dedicação que os artificiais.
Os modelos mais comuns de jardins pequenos com pedras e gramas geralmente são feitos nos quintais das casas ou em pequenos espaços na garagem e na varanda.
Você pode usar a associação de grama e pedras para dar acabamento em seu jardim de diversas maneiras diferentes. As formas mais comumente usadas são pedras coloridas, brancas ou tradicionais nos pés das flores e plantas e grama em todo o restante ou vice versa, grama nos pés das plantas e pedrinhas no restante do solo.
Caso seu espaço para jardim seja um ambiente externo como um pequeno quintal, você ainda pode optar por gramar todo o quintal e fazer um caminho de pedrinhas ou vice versa, pois os caminhos além de lindos são muito funcionais para o cuidado com as plantas.
Ideia para jardim decorado com pedra tipo brita
As pedras do tipo brita são as primeiras opções para a montagem dos jardins. Apesar de terem uma estética desfavorável, as britas são ótimas para a drenagem de água.
Dessa forma, ter britas em seu jardim é algo essencial, principalmente em sua montagem.
Ao furar as covas das plantas coloque britas no fundo, depois a areia com terra e termine com britas novamente para ter a drenagem de água adequada.
Mesmo a brita sendo um tipo de brita mais simples, ela tem o custo mais baixo e é totalmente funcional para as plantas, logo você irá gastar pouco e ter um jardim saudável e funcional.
Algumas idéias de jardim decorado com britas são utilizá-las para fazer caminhos no jardim para chegar até as plantas, e também colocá-las nos pés das plantas de forma que ao regá-las, as britas possam drenar o excesso de água.
Você também pode utilizar a brita para fazer a base de vasos de plantas, para que os mesmos não fiquem em contato direto com a terra. Além dos vasos, você também pode colocar sobre a brita vários itens decorativos como animais de louça e bichinhos de jardim de outros materiais.
Inspirações de pequenos jardins com pedras e vasos
Os espaços pequenos são mais bem preenchidos com vasos de plantas, pois o cultivo diretamente no solo pode ser mais complicado.
Dessa forma, você pode criar um belíssimo jardim pequeno com pedras utilizando vasos de plantas de diferentes tamanhos, formatos e cores.
Forre o chão do seu jardim com grama sintética ou pedras, por exemplo, e coloque os vasos em cima do revestimento. Preencha os vasos com terra e cultive as plantas de sua preferência. Finalize o vaso com pedrinhas coloridas ou brancas para dar charme e elegância ao verde da planta.
Além de colocar as pedras, você também pode adicionar acessórios decorativos nelas como passarinhos, cogumelos, joaninhas, borboletas, patinhos, sapos e outros animais de louça ou outro tipo de material.
Uma dica importante no momento de montar seu jardim com vasos e pedras é escolher bem o material dos vasos e pegá-los de acordo com a decoração da casa, ou seja, tente harmonizar todos os vasos usados com seus móveis por exemplo.
Lembre-se de evitar o uso de pratinhos embaixo dos vasos, pois eles podem acumular água e ser prejudicial para suas plantas e para sua saúde.
Dicas para criar jardim com pedras grandes
Caso você tenha um quintal ou espaço um pouco maior, pode utilizar de pedras grandes para compor a decoração do seu jardim.
Tais pedras podem servir apenas de decoração ou ser suporte para o cultivo de plantas menores como as suculentas e os cactos.
Vale lembrar que as pedras grandes devem ser muito bem escolhidas para não prejudicar o crescimento e desenvolvimento das plantas e devem ser bem fixadas ao chão para dar estrutura e sustentação às plantas que ficarão em vasos sobre elas.
Embora as pedras grandes sejam ideais para jardins maiores, é perfeitamente possível criar belíssimas decorações em jardins pequenos com pedras grandes, basta que você saiba distribuí-las corretamente no espaço que tem.
Nesses casos, utilize-as para apoiar vasos menores e decorações de louça ou outras decorações de jardins.
Veja mais alguns modelos para se inspirar:
Deixe um comentário