Você sabia que a reciclagem de uma tonelada de papel evita o corte de 22 árvores? A reciclagem está se tornando cada vez mais importante e necessária para o equilíbrio da vida no planeta e para a preservação dos recursos naturais não-renováveis.
O papel, por exemplo, é 100% reciclável, mas seu desperdício ainda é grande. Todos entramos em contato, diariamente, com uma enorme quantidade de papel: cadernos, revistas, folhetos de promoção de supermercado, notas fiscais, dentre outros. Mas, quanto disso separamos para a coleta seletiva?
Que papeis podem ser reciclados?
Todos os tipos de papel podem ser reciclados, sejam folhas sulfite, folhas de caderno, papelão, embalagens de produtos, embalagens de presentes, embalagens de alimentos, sacolas de papel etc.
Atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente
Além de separar o lixo para a coleta seletiva, dar preferência a alguns produtos e objetos faz toda a diferença na busca pela preservação ambiental. Os cadernos e agendas feitos a partir de papel reciclado, por exemplo. Eles estão nas prateleiras de lojas e papelarias e incentivam o consumo consciente.
Fazendo em casa: papel reciclado
A reciclagem do papel pode ainda ser feita em casa, de maneira muito fácil e rápida. É inclusive uma excelente maneira de mostrar às crianças a importância de se reaproveitar materiais.
Para começar, separe os papéis que deseja reciclar, corte-os em pedaços médios e coloque-os em um recipiente com água. Deixe por um dia inteiro.
Após as 24 horas, pegue o resultante e bata em um liquidificador até obter uma massa de papel – você pode também tentar fazer isso mexendo bem.
Coloque uma fina camada da massa em uma espécie de peneira ou rede fina com um peso por cima para prensá-la e remover o excesso de água. Deixe assim por mais um dia, e após retirar o peso deixe o papel secar ao sol.
amo reciclagem
Amei esses papéis recicláveis
Amei sao todas embalagens lindissima