Pandeiro com material reciclado para educação infantil

O pandeiro com material reciclado é uma ótima forma de trabalhar as habilidades manuais e a sustentabilidade com as crianças da educação infantil.

Tocar instrumentos musicais é uma dádiva muito grande e um desafio, seja como instrutor ou como aprendiz. E a fase infantil é a mais indicada para se trabalhar com as crianças, pois é o momento que o cérebro está em maior fase de desenvolvimento e aprender novas coisas é muito mais fácil.

Nesse artigo iremos mostrar várias maneiras e dicas de como fazer um pandeiro reciclável para que as crianças da educação infantil possam aprender a reaproveitar materiais e tocar um dos instrumentos de percussão mais conhecidos do Brasil.

Essa é uma das melhores ideias de reciclagem para trabalho de escola e atividade em casa com as crianças para passar o tempo.

3 Dicas de como fazer pandeiro com material reciclado

Algumas dicas de como fazer um pandeiro com material reciclado podem ser vistas nos tópicos a seguir!

como fazer pandeiro com material reciclado
Foto: Kix Cereal

Vale lembrar que, para criar um pandeiro reciclado é preciso muita criatividade e as crianças precisam estar à vontade para elaborar belíssimos instrumentos musicais.

1 – Como fazer pandeiro com prato descartável?

Para fazer um lindo pandeiro com materiais recicláveis, você vai precisar de dois pratinhos de festa de papel, tinta, pincel, cola quente, adesivos, cinco círculos recortados em papel de boa gramatura, adesivos, arroz e feijão cru.

O passo a passo para a montagem do pandeiro com prato descartável é o seguinte:

  • Vcê deverá pintar os pratos descartáveis com o auxílio da tinta acrílica e do pincel;
  • Após finalizar a pintura aguarde até que seque completamente;
  • Cole os círculos de papel nas laterais internas no prato descartável;
  • Coloque o arroz e o feijão cru dentro do prato e cole um prato no outro (lembre-se de colar bem para que o feijão e o arroz não saiam de dentro dos pratos);
  • Cole os adesivos nos pratos e comece a tocar suas músicas preferidas.

Confira todas as dicas do Clubinho Carinhoso e faça você mesmo:

https://www.youtube.com/watch?v=sHZKtxv0XZI

2 – Como fazer um pandeiro com papelão e tampinha de garrafa PET?

Para fazer o pandeiro com material reciclado de papelão, você vai precisar de um pedaço de papelão recortado em formato circular e poucos materiais. Confira:

  • Para começar, recorte duas tiras de papelão e marque o espaço de duas tampinhas para recortar e depois encaixá-las.
  • Ao fazer os buracos das tampinhas de garrafa PET, cole as tiras na lateral do papelão circular fazendo o contorno do pandeiro.
  • Fure as tampinhas de garrafa PET no meio e passe um palito de churrasco em duas delas.
  • Depois cole o palito no interior do pandeiro de papelão, no espaço que recortou para elas. Faça isso em todos os espaços das laterais do pandeiro reciclado.
  • Ao finalizar esses processos é hora de decorar seu pandeiro. Você pode usar vários tipos de materiais artesanais como tintas, EVA, fitas de cetim, papeis coloridos, adesivos e canetinhas.

Veja agora o passo a passo desse pandeiro de papelão e tampinha de garrafa PET no vídeo do Maker, Artes e Variedades:

3 – Pandeiro com tampa de sorvete

Essa dica de fazer um pandeiro com tampa de sorvete  é sensacional. Veja e aprenda:

  • Fure as bordas laterais da tampa do pote de sorvete e passe de dois a três anéis de latas de refrigerante pelo buraco com a ajuda de fitilhos ou barbantes.
  • Repita esse procedimento em toda lateral da tampa de sorvete, lembrando que quanto mais anéis, mais barulho o pandeiro fará ao ser percutido.

Acompanhe o tutorial do CE Futura Geração e tente fazer em casa:

Por ser um instrumento musical fácil de fazer, muitas professoras da educação infantil podem inclui-lo nas atividades dinâmicas do cronograma escolar.

Além de ser uma ótima forma de ensinar às crianças sobre a importância da reciclagem, elas ainda podem aprender a tocar um dos instrumentos de percussão mais clássicos da música.

Ao tocar os pandeiros reciclados, as crianças ainda trabalham a coordenação motora, movimentos finos, desenvolvem o tato e a audição e aprendem novas canções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *