A mesa de carretel é uma peça muito comum na decoração atual. Você pode encontra-la em casas como mesas de refeições rápidas ou mesas decorativas, mesas de bares mais rústicos e até mesmo em festas.
Por ser uma peça bem estilosa e que traz muita versatilidade, é um item que vale a pena sim você aprender a fazer e ter no seu ambiente, vender ou dar de presente para alguém que você gosta.
Então, confira a seguir dicas, modelos, ideias e como fazer a sua própria mesa de carretel sem dificuldade alguma em um passo a passo bem completo. Veja só!
DIY de mesa de carretel
Ter a sua própria mesa de carretel em casa é mais fácil do que você imagina. E vamos te mostrar isso através de um tutorial bem simples
Para realizar a sua mesa de carretel você irá precisar de:
- 1 tampo de carretel;
- 4 pés palito de 40cm;
- 1 parafusadeira;
- 1 lata de Stain Plus base água Sparlack – madeira curtida
- 1 lata de verniz extra marítimo Sparlack Fogos de Artificio;
- Lixas 100/180;
- 1 pincel médio;
- 1 rolo de lã pequeno;
- 1 bandeja de pintura;
- Trena;
- Lápis;
- Martelo.
E pensando na sua proteção, é preciso se atentar aos equipamentos de proteção individual para que nenhum resíduo desses itens interfira em sua saúde e bem estar. Então utilize:
- Máscara de proteção;
- Óculos de proteção;
Com os materiais em mãos, pegue o tampão e vá eliminando os pregos e as farpas que há nele e comece a lixar. Para remover o excesso do pó, você pode utilizar um pano úmido.
Depois, centralize os pés da mesa e com o auxílio da parafusadeira, parafuse-os.
Em seguida, inicie o processo de pintura dos pezinhos com o pincel e aplique a primeira demão de tinta Stain Plus sempre no sentido dos veios da madeira. Assim que secar, aplique a segunda. Depois, faça o mesmo para o tampo com o rolinho com a tinta de verniz extra marítimo e pronto!
Aguarde secar e depois você já pode utilizar a sua mesa na decoração do seu ambiente.
Mas se você quer ver na integra o passo a passo através de um vídeo do Canal Remobília, basta assistir o vídeo a seguir e ir seguindo as orientações para que você mesmo possa fazer a sua mesa de carretel:
Dicas para mesa de carretel pequena
Para quem tem pouco espaço e quer utilizar este item para decorar, vale a pena apostar na mesa de bobina de madeira pequena.
Trazendo muito aconchego com sua aparência mais rustica, este item promete renovar o ambiente do seu lar.
Você pode utilizar o carretel completo e apenas dar um acabamento colorido ou com verniz.
Também pode adicionar rodinhas em sua base para que possa movimentá-lo como se fosse uma mesa de café.
A mesa de carretel também pode virar uma linda peça de artigo decorativo para compor aqueles pequenos bares caseiros. Basta utilizar a criatividade e aproveitar a rusticidade do produto e pronto! Um resultado único.
Modelos de mesa de carretel para jardim
Quem tem uma mesa de carretel para jardim em casa tem tudo! E essa peça promete dar todo charme e aconchego que o local necessita.
Uma das principais aposta desse item na área externa, é utilizar para compor jardins com vasos. Há várias ideias e tipos de vasos que se podem utilizar para este fim.
E você também pode utilizar como uma bela mesa de centro para apoiar os itens de café ao ar livre e também decorar com um pouco de vegetação. Fica uma graça!
Aposte em bancos para compor a sua mesa. Há alguns que até se encaixam no próprio rolo.
Vale muito a pena também, apostar em cores bem diferenciadas para dar ainda mais vida a sua área externa.
Sabe aquele furo no meio da tampa? Aposte para utilizar de apoio a um lindo ombrelone e sombrear os usuários da mesa.
Modelos menores podem se tornar banquinhos para complementar a decoração de área de descanso do seu jardim e meio a natureza.
Ideias de mesa de carretel com pastilha
Podendo ficar tanto na parte externa, quanto na interna utilizar as ideias de mesa de carretel com pastilha torna o seu projeto único, já que são várias composições que você pode estar realizando, basta utilizar a sua criatividade.
Um dos modelos mais realizados, são os que realizam mosaicos em seu tampo e que também podem ser utilizados na base.
Desenhos também podem ser formados com a pastilha, como flores, animais e paisagens.
Os degradês também são bem vistos para estes itens.
E ainda há pessoas que costumam aproveitar as pastilhas para formar tabuleiros na mesa para depois poder utilizar como apoio para jogos de dama e xadrez.
Contudo, uma das principais dicas é não utilizar aquelas pastilhas que são muito rusticas ou com porosidade. Isso irá dificultar no processo de limpeza e pode causar esfoliações dos braços das pessoas que forem utilizar a mesa.
Então, os modelos mais indicados são os lisos em vidro ou os acetinados de cerâmicas.
Veja algumas ideias:
Deixe um comentário